Por Fernanda Sypniewski
Dor e Glória é um filme espanhol de 2019 dirigido por Pedro Almodóvar, com Antonio Bandeiras e Penélope Cruz no elenco. Nele, acompanhamos as lembranças da infância de Salvador Mallo, que na vida adulta luta com sintomas de depressão, melancolia e uso de drogas. Acompanhamos o protagonista a partir de suas relações com os prazeres, amores e sonhos; com seu trabalho como cineasta; com suas angústias, sobretudo no que diz respeito à sua mãe; e também com a morte.
O processo pelo qual caminha Salvador é conhecido na psicanálise inglesa de Melanie Klein como reparação. Trata-se do mecanismo no qual o sujeito procura reparar os efeitos produzidos em seu objeto de amor por meio de suas fantasias, ou seja, o sujeito busca uma reconciliação com o passado, com aquilo que já foi fonte de ódio, de inveja. Esse mecanismo permite uma elaboração das coisas que ficaram perdidas. De um ponto de vista psicanalítico, esse é o tema central da obra de Almodóvar.
No decorrer do filme, e especialmente após o reencontro com um ex-namorado, Salvador começa sua jornada e seu ajuste de contas consigo mesmo. Esse reencontro acontece após a apresentação do monólogo escrito por ele, “Vício”, sobre esse que foi o grande amor de sua vida, que sofria de dependência química.
Eu acreditava que a força do meu amor venceria o vício dele, mas não foi assim.
O amor não é o suficiente.
O amor talvez mova montanhas, mas não basta para salvar a pessoa que você ama.

Vemos no reencontro um ultrapassar da culpa que pesava sobre os dois, um acerto de contas e uma reconciliação com o passado. Esse momento é libertador a tal ponto que marca a ocasião em que Salvador vai em busca da cura para suas enfermidades, enfrentando suas dores e o próprio abuso de heroína.
Ao longo da obra, somos mergulhados na vida de Salvador — uma vida traçada, como todas, a partir de seus percalços, suas glórias e, principalmente, suas dores. É especialmente pelo sofrimento que começamos a compreender a como a vida de Mallo foi se construindo.
*
Serviço
Dor e Glória (Dolor y Gloria, 2019)
Direção: Pedro Almodóvar

